domingo, 11 de setembro de 2011

11/09/2011 Igreja do Convento de Santa Marta



LocalizaçãoRua de Santa Marta nº 50
Freguesia: Coração de Jesus
DataSéculo XVII


O mosteiro das Religiosas Franciscanas Clarissas da segunda regra de invocação de Santa Marta foi fundado em 1612, no local onde existiu um antigo recolhimento destinado a donzelas pobres datado de 1583. O edifício foi adaptado às novas funções conventuais sobressaindo do seu conjunto o claustro, a Casa do Capítulo e a Igreja, verdadeiros museus de azulejaria do século XVII e XVIII.
A igreja cuja entrada e acesso se faz por uma porta lateral como é habitual nos conventos de freiras, apresenta uma fachada sóbria. No seu interior, estão definidos dois andares, o inferior que corresponde às capelas laterais da nave e o superior às janelas iluminantes do espaço e a um corredor que comunica com o palácio dos Condes de Redondo, onde viveu a rainha D. Catarina de Bragança viúva de D. Carlos II de Inglaterra.
O Claustro maneirista com seis arcos de volta perfeita são idênticos aos da fachada da igreja. Os azulejos do andar térreo formam lambris com imagens de cestos com frutos e flores cercados de volutas.
As composições do terraço, de barroco tardio, apresentam anjos e urnas ornamentais.
A colecção mais notável encontra-se na Sala do Capítulo com entrada pelo claustro, sala cuja abóbada foi pintada e as paredes estão revestidas de azulejos. Actualmente celebra-se missa aos sábados e domingos.
BibliografiaSANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 853-854.
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, 1.ª ed., Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1975, pp.99-104.


2 comentários:

  1. Sabe que andei na Universidade Autonóma um ano e nunca entrei nessa igreja? Nem sei como se entra lá, através do Hospital?

    Vemos todos os dias as coisas e não as aproveitamos.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Só agora é que descobri como ver os comentários!
    Segundo parece a igreja abre sábados e domingos para culto religioso... é uma questão de passar e talvez haja sorte!
    cumprimentos

    ResponderEliminar